Header AD

Guerra Civil: O Melhor Filme da Marvel?


Esse texto contém spoilers.

Capitão América: Guerra Civil é o décimo terceiro longa-metragem do Universo Marvel no Cinema. O filme é uma continuação direta dos Vingadores: A Era de Ultron e Capitão América: Soldado Invernal. O longa é, ao mesmo tempo, um filme de super-herói e um drama de espionagem e vingança. O tom do filme é o mesmo do Capitão América: Soldado Invernal, cenas de luta e ação muito bem coreografadas e o drama focado principalmente no dilema que o Capitão sofre no decorrer do filme, toda aquela rusga com o Homem de Ferro que vem desde o primeiro filme dos Vingadores parece ganhar uma potencialidade aqui.


O roteiro é bem redondo, não deixando pontas soltas. A introdução de novos personagens como Homem Aranha e Pantera Negra é feito de maneira simples, porém muito eficiente, a cena da luta do aeroporto já vale o ingresso, com destaque, além dos que já falei, para Homem Formiga e Gavião Arqueiro. Outra cena que também enche os olhos é o embate final entre Steve Rogers e Tony Stark,

O filme é perfeito? Não! Diversos comentários dizendo que esse é o melhor filme de super-herói já feito circulam na rede, mas no meu ponto de vista, são comentários feitos no calor do momento e de temática ufanista, ele não chega nem ser o melhor da MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), quiçá do gênero.


Alguns pontos do filme que me incomodaram bastante: o principal motivo da luta entre os heróis, que era para ser o Tratado de Sokovia, torna-se a busca do Capitão América pelo melhor amigo de infância. A meu ver, o filme se contradiz nesse ponto, pois todo o discurso do Steve Rogers era evitar danos aos civis e a sociedade, e é justamente isso que ele faz para ir atrás do amigo foragido, vítima de um complô. A trilha sonora também é apática, em certos momentos nem é possível perceber que ela existe.

Outro ponto que me incomodou muito foi o vilão do filme, ele é rebaixado a personagem secundário, há momentos em que ele é descartado e sua única função é plantar a discórdia entre Capitão América e Homem de Ferro. Ele é tão mal aproveitado que nem é possível sequer recordar de alguma parte realmente interessante dele, eu até entendo suas motivações, mas foi muito sucateado e o roteiro falhou em dar mais profundidade a ele.

Por fim, o que mais me incomodou foi a quebra de expectativa de não ver no final o embate entre os heróis e os possíveis “Soldados Invernais” que foram apresentados um pouco antes. Uma promessa que acaba não se pagando. Encontrá-los já mortos pelo vilão não fez muito sentido para mim, já que seu objetivo era ter sua vingança contra o grupo do Tony Stark pelos acontecimentos do Vingadores: a era de Ultron. Para além disso, o filme não deixa o grupo totalmente rachado, os acontecimentos são leves, o paraplégico volta a andar, o grupo separado pode voltar a existir pelo conteúdo de uma carta. Uma guerra sem baixas e sem impacto. Será que o dedo dos produtores pesou nesse sentido? 


Apesar dos problemas supracitados, ainda considero um filme bem amarrado, que deixa o espectador no limite o tempo inteiro, há momentos em que torcemos pelo Tony Stark e outros, pelo Steve Rogers. E isso é ótimo! Um dos receios era de que o filme puxasse muito para o lado de alguém e acabou que o filme não faz isso. Todos os lados tem seus motivos e nos importamos com todos eles. Enfim, é um bom filme para dar continuidade ao MCU, mas não é perfeito como alguns andam pintando. Agora só nos resta esperar pelo filme do Dr. Estranho em novembro de 2016.

PS: Como falei que não considero Capitão América: Guerra Civil o melhor filme da Marvel no cinema, vai aqui a lista com meus cinco filmes favoritos da Marvel.
Guerra Civil: O Melhor Filme da Marvel? Guerra Civil: O Melhor Filme da Marvel? Reviewed by Thiago Sena on 5/03/2016 06:00:00 PM Rating: 5

2 comentários

  1. Olá, Thiago, tudo bem? Mais uma vez você escreveu um ótimo texto. Só tenho dois pontos a discordar do seu comentário. São discordâncias mais nos aspectos temáticos, do que cinematográficos. Para mim, o Soldado Invernal é um símbolo de tudo aquilo que o Capitão América tem receio: um governo ou conjunto de governos que manipulam um soldado poderoso para executar missões em seu benefício. Sabemos que ele era um agente a serviço da "Rússia", mas que os seus empregadores tinham relações com a Hidra. Ele tinha consciência das ordens? Sabemos que o personagem sofreu lavagem cerebral, cometendo diversos assassinatos. É um principio moral e de controle. Quem dá as ordens? Quem decide como os Vingadores irão atuar? Quem os controla têm legitimidade? Imagine, se a ONU decidisse que os Vingadores iriam atacar o Iraque. Claro que há criminosos políticos e militares, mas na região há cidadãos e pessoas inocentes. Pessoas sairiam feridas. Quem os envio se importaria com isso? A ação dos Vingadores e suas consequências que estão em discussão. Sobre o segundo ponto, achei muito corajoso a quebra de expectativa, por parte dos diretores no ato final do filme. Nos acostumamos com combates épicos, destrutivos, com explosões e destruição (vide um filme de heróis que passou no mês passado). O vilão construiu a cena para que o Tony descobrisse o verdadeiro assassino dos pais. Ele fica enfurecido. O Capitão quer impedi-lo, pois sabe que o assassino estava sendo manipulado. Os dois brigam entre si. Os dois têm razões legítimas. O conflito é levado para um grau de imensa dramaticidade, mas numa perspectiva íntima, trágica até. Dois amigos em conflito, duas ideologias, dois sentimentos. Claro, que nos filmes da Marvel, não há consequências muito drásticas, mas o filme em si, e seu ato final conseguiu construiram tecer um arco dramático bastante válido e empolgante. O lado humano dos super-heróis foi bem tecido neste filme, coisa que certo filme não conseguiu construir. Não é um filme perfeito, apenas é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Só passei aqui pra parabenizar seu trabalho Thiago, não sei se pode falar nome feio aqui, mas você é foda! E sobre o guerra civil, não é o melhor mas ta entre o top 5 do UCM. Na minha opinião o top 5 da marvel são:
    1- Guardiões da galáxia
    2- Vingadores
    3- Cap. América Guerra Civil
    4- Cap. América Soldado Invernal
    5- Homem de ferro (fiquei na dúvida nesse último com homem formiga) XD
    VALEU THIAGO É NÓS!!! :)

    ResponderExcluir