Header AD

Carta aberta Vira-Latas

Fortaleza, 07 de novembro de 2016.

Prezados estudantes de cinema da UFC,

Fora Temer! Dito isso, bom dia. Nós, o grupo Vira-Latas, por meio do site SMUC (Só mais uma coisa), apoiamos à greve dos estudantes do curso de Cinema, por consequência do Instituto de Cultura e Arte e da UFC. É necessária esta ação, pois não reconhecemos Michel Temer como presidente legítimo, tampouco suas ações e decretos. Todos seus desmandos são um crime contra os movimentos sociais que buscam uma forma de transformar nosso país num lugar mais justo. Somos contra o Projeto de Lei 257, a PEC 55 e MP 746, pois entendemos que esses projetos atacam os direitos e as lutas sociais já conquistadas e priva o povo do direito de se manifestar, ameaçando represálias.

O golpe que vem de uma elite conservadora, que não suporta ver o avanço nas políticas sociais e que prega o fim desses recursos, precisa ser combatido. Vira-Latas, como grupo de estudantes de cinema, PROPÕE aos amigos e colegas que façamos filmes, filmemos as ocupações, editemos e que tornemos públicas nossas demandas, seguir o caminho dos secundaristas, que tanto têm nos dado exemplos. Essa não é a primeira greve da universidade e certamente não será a última, mas podemos impedir que, como das outras vezes, os motivos fiquem só entre os muros da universidade e atinjam somente os mais envolvidos. A sociedade precisa entender e apoiar e sabemos que tentarão deslegitimar o movimento a qualquer custo. Por isso é de suma importância somar com a greve com o melhor que sabemos fazer. Que a greve não vire viagem, férias antecipadas, descanso, mas LUTA de todas e todos! A arte tem como uma de suas funções justamente mostrar, é praticamente impossível separarmos a arte de um pensamento político, portanto é necessário tomar uma atitude, fazer filme, fotografar, escrever. Tentar, de alguma forma, combater esse protecionismo midiático a favor do golpe e contra a democracia.

Somos a favor das ocupações nas Universidades, nas escolas. Aguardamos as ocupações nas ruas. Somos a favor da greve dos estudantes, dos servidores e dos professores. Somos a favor de uma greve geral. Somos a favor da diversidade em todos os segmentos.

Juntos acreditamos ser mais fortes. Juntos podemos vencer.

Atenciosamente,

Vira-Latas,

Thiago Henrique Sena

Mylla Fox