Header AD

Mulan - 20 anos atrás eu já aprendia que lugar de mulher é onde ela quiser



Esse mês fazem 20 anos da estréia de Mulan! Eita meu senhor Jesus, eu tô ficando velha, mas dá uma nostalgia boa escrever sobre um filme que a gente gosta né? Então lá vai:

Primeira coisa: quem não conhece Mulan (acho que todo mundo nascido na década de 1990 já deve ter ouvido falar da história), pare o que está fazendo e vá ver agora!


Mulan (1998) é um filme sobre  uma mulher que não se acha no seu “papel social” dentro da cultura chinesa e que tenta dar orgulho a sua família (pai , mãe, avó e antepassados) se infiltrando no exército mesmo sabendo que, se pega, iria ser morta.

A história se passa supostamente quando a ameaça de invasão pelos Hunos era uma grande pressão na China. Esse contexto histórico dá uma textura de conflito armado à história, mas o que chama mais atenção - logico o nome do filme é MULAN - é o conflito psicológico e o desenrolar da construção da personagem.



Eu acho que esse foi o primeiro filme que eu vi com mulheres assumindo papeis masculinos e se saindo bem neles. Isso para uma garotinha de 10 anos não é pouca coisa. Foi uma percepção muito impactante, acho que foi o primeiro contato indireto com o feminismo em película e em animação que eu tive.

Algo pra mim bastante forte e presente no filme é a preparação da Mulan, no campo de batalha, o quanto ela tem dificuldade de conseguir certas habilidades de guerra, por não ter entrado em contato quando criança com ferramentas de combate e de treino, já que supostamente era pra ser uma senhora recatada e do lar. Além disso, o quanto ela fica boa com o passar dos dias de treinamento e a garra que ela vai criando, sua autoconfiança que vai aumentando. 

A trilha musical do filme é muito boa, tem umas músicas chave que encaixam muito bem com perspectivas diversas. Escolhi três pra exemplificar principalmente os dois primeiro atos do filme:

1. Uma do ponto de vista das mulheres da comunidade em que a personagem vive, "Você vai nos honrar". Nessa Música dá para perceber um pouco do que acontece com a sociedade e o papel da mulheres ali.



2. Uma da própria Mulan, "Imagem"; quando se questiona sobre o seu papel e seu futuro e sobre a honra que não consegue atingir. Essa música ficou bastante conhecida pela versão pop cantada pela Christina Aguilera (Reflection).




3. E uma do Capitão/Batalhão ,"Homem Ser". Que pra mim é uma sequencia muito boa, é onde mostra o treinamento e o crescimento de Mulan como guerreira. Importante saber que essa música em Chines foi cantada pelo Jackie Chan! Muito boa por sinal!





Bem, pra mim esse filme sempre foi muito cativante e empoderador, espero muito que mais meninas tenham passado pelo mesmo. 

ÀS MULANS BRASILEIRAS

----

Mainna Souza
Estudante de medicina e mãe do Eric. Viciada em séries médicas, filmes de dança e em montar quebra-cabeças. Tem uma bicicleta chamada Bel e vai nela pra qualquer lugar levando uma mochila pesadíssima. É portadora ilegal de um vira-tempo.
Mulan - 20 anos atrás eu já aprendia que lugar de mulher é onde ela quiser Mulan - 20 anos atrás eu já aprendia que lugar de mulher é onde ela quiser Reviewed by Mylla Fox on 7/21/2018 06:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário