Header AD

K-Pop para iniciantes | TWICE


A música pop coreana, mais conhecida como K-pop, vem aumentando sua popularidade num aspecto global durante a última década. Isso não impede que muitos possíveis ouvintes ainda fiquem um pouco confusos quando se trata desse gênero musical, e, na maioria das vezes, a diversidade de informações, grupos e terminologias usadas dentro do “fandom kpopper” acaba desencorajando o acesso a essa experiência musical — que pode quase ser considerada uma religião. Pensando nisso, o SMUC selecionou alguns dos grupos mais influentes atualmente na cena pop coreana para que vocês possam adentrar com calma nesse mar diverso e saciar os ouvidos curiosos a respeito do que significa o K-pop. Vamos lá: 

TWICE é um grupo feminino sul coreano criado pela empresa JYP Entertainment em 2015, através do reality show SIXTEEN, produzido pela JYP e pelo canal de televisão Mnet, e conta com 9 integrantes, sendo 5 sul-coreanas, 3 japonesas (uma delas com dupla nacionalidade americana) e uma taiwanesa. Grande parte da adoração que o grupo recebe se dá por conta da exibição do reality show, que foi ao ar no primeiro semestre de 2015, já que os fãs puderam (e ainda podem, visto que o reality está disponível ilegalmente na internet) observar as integrante desde o inicio, conhecer suas qualidades e defeitos e acompanhar o desenvolvimento de seus talentos. Isso proporcionou um senso de proximidade que nem sempre é possível sentir com grupos de k-pop.

Antes de começar a explicar o TWICE, gostaria de deixar aqui a primeira vez que tive contato com essas meninas, com o comeback stage da música "LIKEY", lançada em outubro de 2017. Talvez alguns de vocês entendam o que é amor a primeira vista:



O grupo debutou em outubro de 2015, três meses depois do fim do reality, com o mini-albúm The Story Begins e o MV (videoclipe) da faixa "Like OOH-AHH". Cinco meses depois, o MV atingiu 50 milhões de visualizações no YouTube e se tornou o videoclipe de estreia de um grupo de K-pop com mais visualizações na história (atualmente o MV tem mais de 259 milhões de visualizações no YouTube).

Em fevereiro de 2017, após 3 dos seus MVs terem chegado ao marco de 100 milhões de visualizações, TWICE começou a preparar o seu debut no Japão, lançando todas suas redes sociais japonesas, e mais tarde, disponibilizando versões japonesas de diversos de seus singles, como "Like OHH AHH" e "TT". Em 5 de outubro de 2017, no canal TWICE JAPAN OFFICIAL, foi lançado o primeiro MV original em japonês, do single "One More Time". Desde então, a popularidade das meninas só cresce no Japão, e elas continuam a lançar seus singles, como "Candy Pop", "Brand New Girl", "Wake Me Up" e um cover da música "I Want You Back", do famoso grupo americano, The Jackson 5. Você pode conferir o cover a seguir:


Como a discografia do grupo é extensa e as meninas produziram muitos sucessos durante os 3 anos que estiveram ativas, achei que seria de bom tom apresentar um TOP 5 dos melhores MVs, que serve para exemplificar a variedade de estilos e o principal conceito do TWICE:

1. TT (e o videoclipe que o complementa, KNOCK KNOCK): 

Com mais de 400 milhões de visualizações, TT é um dos MVs favoritos dos ONCE (fãs de TWICE), sendo citados por uns como o melhor MV e o melhor single do grupo. A membro Jihyo, líder do TWICE, classifica TT como “uma música que mostra o lado energético e vibrante do TWICE, com sua batida animada e coreografia cativante.” O MV foi ao ar no dia 24 de Outubro de 2017. Sua versão japonesa foi uma das razões pela qual o grupo se tornou tão conhecido em toda a Ásia (atualmente o grupo está em turnê que abrange além da Coréia do Sul, o Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Indonésia).



2. What Is Love?

 Lançado em 09 de abril de 2018, o MV se tornou extremamente popular devido a fazer referência a diversos filmes famosos, como Romeu + Julieta (Romeo + Juliet, 1996), O Diário da Princesa (The Princess Diaries, 2001), La la Land: Cantando Estações (La La Land, 2016), Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) e muitos outros. A música possui um refrão chiclete e batida animada, característica do TWICE.


3. LIKEY 

Lançada no dia 30 de outubro de 2017, o MV de "Likey" foi inteiramente filmado em Vancouver, no Canadá, tendo algumas de suas cenas sido filmadas pela líder do grupo, Jihyo. Devido a sua imensa popularidade, já foi recriado diversas vezes por grupos de dança, tendo seus covers filmados nas exatas locações do videoclipe, atraindo uma onda de turismo para a cidade de Vancouver. Atualmente com 308 milhões de visualizações, o MV possui uma das coreografias mais simples de se replicar, especialmente no refrão, o que contribui intensamente para o sucesso alcançado, juntamente com sua batida carregada de energia.


4. SIGNAL

Novamente com uma coreografia cativante no refrão, o MV foi lançado no dia 15 de maio de 2017. Ganhou os prêmios “Música do Ano” e “Melhor Performance de um Girl Group” na premiação da Mnet Asian Music Awards.


5. Dance The Night Away

Tendo sido o último comeback coreano do grupo em 2018 (estamos no aguardo para o comeback de outubro), "Dance The Night Away" foi lançada em 9 de julho de 2018, e consta atualmente com 115 milhões de visualizações. O MV foi inteiro gravado em uma praia em Okinawa, no Japão, e de acordo com as integrantes, possui a coreografia mais difícil de performar. Possui uma batida eletrônica muito forte, diferente do que costuma ser apresentado pelo TWICE.


TWICE é composto por 9 integrantes, sendo elas:



Park Ji-soo (JIHYO), nascida em Guri, Coréia do Sul, no dia 1 de fevereiro de 1997. Ela é a líder do TWICE e a vocalista principal. Ela foi membro da JYP por 10 anos antes de debutar, tendo ingressado na empresa em junho de 2005, com apenas 8 anos de idade. Jihyo sofreu e ainda sofre muito ódio devido ao seu corpo, que é mais curvilíneo do que o das outras integrantes do grupo, tendo ficado em desvantagem diversas vezes durante o reality show unicamente por causa do seu peso. Em determinado momento ela chegou a se desculpar por ter engordado e disse estar envergonhada de si mesma, mas prometeu melhorar e ser uma boa idol (note que aqui o melhorar significa perder peso e se adequar aos padrões de beleza impostos aos idols no mundo do K-POP).

Im Na-yeon (NAYEON), nascida em Seul, Coréia do Sul, no dia 22 de setembro de 1995. Ocupa a posição de vocalista principal junto com Jihyo e visual do grupo. Já trabalhou como modelo e atriz.

Yoo Kyung-wan (JEONGYEON), nascida em Suwon, Coréia do sul, no dia 1 de novembro de 1996. Ocupa a posição de vocalista e dançarina. É irmã mais nova da atriz Gong Seung-yeon.

Hirai Momo (MOMO), nascida em Kyoto, Japão, no dia 9 de novembro de 1996. É a dançarina principal do TWICE, tendo ajudado a coreografar diversas músicas, mas também atua como rapper guia. Ela é a única integrante do TWICE que foi eliminada durante o reality show, mas a JYP decidiu trazê-la de volta para o grupo devido as suas habilidades excepcionais como dançarina.

Minatozaki Sana (SANA), nascida em Osaka, Japão, no dia 29 de dezembro de 1996. Atua como vocalista e dançarina de apoio. Ela e Momo se conheceram enquanto faziam audição para entrar na JYP e se tornaram grandes amigas, o objetivo delas era debutar juntas.



Myoui Mina (MINA), nascida em San Antonio, Estados Unidos, no dia 24 de março de 1997. Mudou-se para o Japão quando ainda era criança, e estudou ballet por 11 anos. Ela ocupa a posição de dançarina líder (logo abaixo de Momo) e vocalista guia.

Kim Da-hyun (DAHYUM), nascida em Seongnam, Coréia do Sul, no dia 28 de maio de 1998. Ela ocupa a posição de rapper líder e vocalista de apoio, mas também se destaca na dança, sendo um dos motivos pela qual foi descoberta pela JYP com apenas 14 anos.

Son Chae-young (CHAEYOUNG), nascida em Seul, Coréia do Sul, no dia 23 de abril de 1999. Ela divide a liderança no rapper com Dahyum e também se destaca na dança, é membro da JYP desde os 13 anos de idade e é uma da integrantes mais novas do grupo, estando terminando agora o ensino médio.

Chou Tzuyu, nascida em Tainan, Taiwan, no dia 14 de junho de 1999. Ela é a maknae (mais nova) do grupo, e atua também como visual junto com Nayeon e vocalista guia. Em 2015, Tzuyu esteve envolvida numa controvérsia entre Taiwan e a China, quando apareceu em um programa de variedades na Coréia balançando a bandeira de Taiwan. Ela foi obrigada a se desculpar publicamente com o povo chinês em um vídeo emitido pela JYP, onde ela dizia “só existe uma China” e “estou envergonhada pelos meus atos, me desculpem”. O vídeo foi tomado como uma ofensa pelo governo taiwanês, acreditando que a integrante foi coagida a se pronunciar, e o governo da época demonstrou total apoio a Tzuyu, chegando a emitir uma declaração em que se atesta que a jovem “pode e deve ter orgulho do lugar de onde veio”. Essa controvérsia teve influências diretas nas eleições taiwanesas, já que muitos eleitores jovens foram a favor do apoio a Tzuyu e se viram inclinados a votar em quem havia se pronunciado positivamente sobre o ocorrido.

No dia 13 de setembro de 2018, o spotify disponibilizou uma playlist intitulada THIS IS TWICE, onde você pode encontrar os maiores sucessos do grupo, assim como outras músicas que não tiveram seu próprio MV:

----

K-Pop para iniciantes: RED VELVET
K-Pop para iniciantes: BLACKPINK

----

Gabriela Tortelli
Estudante de cinema e audiovisual. É Roteirista, feminista e é a pisciana mais ariana que você respeita. Fã de Buffy e Teen Wolf, Gabi passa seu tempo ensinando que não se deve sentir vergonha das coisas que gostamos, nem deixar de questionar as coisas só porque gostamos delas. Melhor pessoa, em resumo.

K-Pop para iniciantes | TWICE K-Pop para iniciantes | TWICE Reviewed by Elvio Franklin on 10/08/2018 05:22:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário